SOFTWARES E APLICATIVOS
PARA GEOPROCESSAMENTO E SIG
SOFTWARES E APLICATIVOS
PARA GEOPROCESSAMENTO E SIG
🆓 Softwares Gratuitos e Open-Source para Geoprocessamento e SIG
Esses softwares permitem a manipulação, análise e visualização de dados geoespaciais em ambiente de desktop.
ÍNDICE
Estes softwares são os mais versáteis, permitindo manipulação de dados geoespaciais, análise espacial, modelagem geográfica e integração com bancos de dados.
Considerado o SIG open-source mais completo, o QGIS permite criar mapas, processar dados raster e vetoriais, integrar bancos de dados espaciais como PostGIS e estender funcionalidades com centenas de plugins.
Uma alternativa ao QGIS, o gvSIG é conhecido por sua interface amigável e suporte avançado a dados CAD, sendo uma escolha interessante para quem trabalha com projetos de engenharia e urbanismo.
Especializado em modelagem de dados espaciais e análise morfológica do terreno, o SAGA GIS é um dos mais usados para estudos ambientais e análise de bacias hidrográficas.
Mais voltado para análise avançada de dados geoespaciais, o GRASS GIS oferece mais de 500 módulos para processamento de dados vetoriais, análise hidrológica, modelagem de terreno e estatísticas espaciais.
Ferramentas que permitem criar mapas interativos e publicar dados geoespaciais online.
Versão gratuita do Google Earth que permite análise de imagens de satélite, medições geográficas e importação/exportação de arquivos .KML/.KMZ, dentre outros formatos.
Biblioteca JavaScript avançada para visualização de dados geoespaciais em 3D, sendo ideal para aplicações de realidade virtual e mapeamento dinâmico.
Outra biblioteca JavaScript poderosa para visualização e manipulação de mapas online, suportando diversas fontes de dados, como WMS e WMTS.
Uma das bibliotecas JavaScript mais populares para visualização de mapas interativos na web, leve e fácil de integrar com diversas fontes de dados.
Softwares que permitem trabalhar com imagens de satélite, realizar classificação supervisionada/não supervisionada e gerar índices espectrais.
Plataforma baseada em nuvem para processamento e análise de grandes volumes de imagens de satélite. O GEE é amplamente utilizado para estudos ambientais, monitoramento de desmatamento, análise de mudanças no uso do solo.
Software gratuito desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA), especializado na manipulação de imagens dos satélites Sentinel (1, 2 e 3). Ele permite correção atmosférica, análise espectral e classificação de imagens.
Alternativa leve e eficiente para análise de sensoriamento remoto e hidrologia, possuindo ferramentas avançadas para detecção de mudanças na paisagem e processamento de grandes volumes de dados raster.
Um framework poderoso para processamento de imagens geoespaciais e aprendizado de máquina, frequentemente usado para análise espectral e reconhecimento de padrões em imagens de alta resolução.
Esses softwares são voltados para reconstrução de superfícies 3D, geração de ortomosaicos e análise de imagens captadas por drones.
Plataforma open-source que transforma imagens aéreas em ortomosaicos, modelos de elevação digital (DEM) e nuvens de pontos 3D. Muito utilizado em mapeamento de áreas agrícolas, urbanas e ambientais.
Softwares especializados em análise estatística espacial, permitindo identificar padrões geográficos e realizar modelagens preditivas.
Focado em estatística espacial e análise de clusters, o GeoDa é amplamente utilizado por pesquisadores e analistas para detectar padrões e tendências em dados geoespaciais.
O R é uma linguagem de programação estatística que, com pacotes como sf, raster e terra, permite manipulação avançada de dados geoespaciais, modelagem estatística e visualização interativa de mapas.
Aplicativos que permitem captura de coordenadas GPS, levantamento de informações e edição de dados geoespaciais diretamente no local.
Alternativa leve e eficiente para análise de sensoriamento remoto e hidrologia, possuindo ferramentas avançadas para detecção de mudanças na paisagem e processamento de grandes volumes de dados raster.